Dicas para Viagens Internacionais

Dicas para Viagens Internacionais

Curtir as férias é sempre bom, e se adicionar uma viagem internacional no pacote, fica mais especial ainda. Imagine, conhecer outras culturas e experiências em uma viagem internacional?

Logo que o plano começa, vem uma chuva de ideias. Não tem quem consiga afastar os pensamentos sobre a mala, documentos e o que levar. Ainda que a viagem esteja distante, essas dúvidas são frequentes!

Nesse artigo, preparamos várias dicas preciosas para garantir que você aproveite ao máximo sua viagem internacional, sem surpresas negativas! Vamos lá?

Providencie os documentos necessários

Um dos pontos mais importantes quando se está viajando para o exterior, é preparar todos os documentos com antecedência. O passaporte - documento obrigatório para quem quer fazer uma viagem internacional - precisa ter prazo de validade de três a seis meses depois do seu retorno ao Brasil.

Você também precisa verificar se o país para onde você pretende viajar exige visto para brasileiros. 

Lugares como Estados Unidos, Canadá, Austrália, China e Japão são alguns dos exemplos de países que exigem visto para brasileiros e a burocracia pode ser bem grande. Por isso, você precisa iniciar o processo com bastante calma e antecedência.
Além disso, é preciso checar se o destino final exige comprovante internacional de vacinas. Alguns exigem, outros não. O Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) pode ser solicitado pela internet, através do próprio site do Governo Federal. 

Faça um seguro de viagem 

O seguro viagem não é elemento supérfluo para viajar. Ele é uma ferramenta indispensável para nos proteger contra imprevistos que podem pesar no bolso e até atrapalhar o sucesso do passeio.

Contratando o seguro, despesas com atendimento médico ou odontológico e ajuda em casos de acidente e outros imprevistos ficarão por conta da seguradora, possibilitando que você prossiga seu passeio sem dores de cabeça!

No continente europeu, por exemplo, o seguro é obrigatório em quase todos os países.

A contratação do seguro é importante, independente da exigência, pois por um preço muito em conta, às vezes mais barato que o valor de uma consulta, podemos viajar seguros e livres de gastos inesperados.

Tudo à mão

Imprima todos os vouchers, comprovantes e reservas de hotéis, passeios, restaurantes, passagens e coloque tudo em uma pasta. Se caso o sistema falhar, ao menos você tem uma via impressa para comprovar a compra do serviço. Faça uma pastinha com toda a papelada e leve com você. Não é sempre que acontece, mas pode ser que na imigração algum funcionário peça esses documentos a você, portanto: é sempre bom ter tudo em mãos.

Faça um roteiro de viagem

Você poupará (e aproveitará) muito tempo organizando os locais que deseja conhecer em um plano de viagem. Isso pode ser montado de acordo com os horários de funcionamento, disponibilidade de serviços e até mesmo com a previsão do tempo. Monte uma tabela com datas, informações, valores e os lugares que você pretende visitar. É frustrante chegar em um lugar e não ter mais ingresso, ou tempo suficiente para conhecer tudo.

Economize tempo no aeroporto

Voos internacionais exigem que o passageiro chegue ao aeroporto com antecedência ainda maior, de duas a três horas antes da decolagem.

Portanto, programe-se para chegar ao terminal tranquilamente, garantindo que terá tempo para fazer o seu check-in, despachar a bagagem e embarcar sem correria e risco de ficar para trás.
Você também tem a opção do check-in online no site da companhia aérea para evitar fila dos guichês no aeroporto e poder despachar sua bagagem diretamente. No dia do embarque, antes de iniciar todo o processo, tenha em mãos o seu cartão de embarque eletrônico e passaporte. 

Faça uma bagagem inteligente

Evite levar muita bagagem e tente mantê-la arrumada ao longo dos dias. É sempre bom ter espaço para as compras, então saiba também como organizar a mala para ter mais espaço.
Pesquise bem qual clima esperar na época da viagem. Aposte em peças de roupa versáteis, que combinem entre si: uma blusa que possa ser usada com várias calças, que por sua vez, combinem com mais de um casaco, que caiam bem com dois ou três sapatos. Tente ser minimalista com acessórios, maquiagens, entre outros, para não gastar espaço na mala com coisas desnecessárias.

Leve dinheiro de maneiras diferentes

Para não correr o risco de ficar sem dinheiro por não conseguir sacar em seu destino final, o melhor é levar ao menos uma quantia emergencial em espécie para garantir. Boas opções também são o cartão de crédito internacional e cartão pré-pago . Não é bom depender somente de uma fonte de dinheiro.

Idioma

Não tem domínio no idioma local? Baixe um aplicativo de tradução. Ele pode não oferecer muita agilidade em uma conversa, mas será muito útil para entender o cardápio de um restaurante ou alguma placa de sinalização.

Tudo pronto?

Faça um lista e confira para ver se não está esquecendo de nada.
Ufa! Vem chegando o grande momento! Agora, é só relaxar, aproveitar as nossas dicas e utilizar o seu roteiro de viagem. Se deixe levar, viva momentos inesquecíveis e vá de mente aberta para conhecer todas as culturas possíveis. Boa viagem!