Comece a se organizar mesmo antes de definir o destino da viagem. Não é preciso estar com passagens compradas para montar um roteiro. Ler sobre destinos, conhecer outras cidades e países, entender mais sobre uma cultura diferente e passar o tempo pesquisando sobre viagem ajuda a relaxar. Mesmo que você não saiba o rumo das suas próximas férias, esteja preparado para quando ela acontecer!
Defina o período da sua viagem
Saber quando e por quanto tempo você poderá viajar será fator decisivo na hora de definir o destino e montar o roteiro. Uma boa previsão de quantos dias e também da época para o embarque ajudará a definir quais opções da sua lista de desejos são mais adequadas. O número de dias disponíveis para a viagem também poderá afetar bastante a escolha. Se você tem muito tempo, poderá optar por destinos mais complexos, que exigem mais dias de viagem ou mesmo dividir as férias em mais de uma cidade.
Pesquise sobre o clima
Com o período da viagem já definido (ou pelo menos o período aproximado), comece a pesquisar sobre o clima, a alta temporada e as datas mais festivas das regiões para onde você pretende viajar. Nem todos os destinos são boas pedidas o ano inteiro e alguns deles podem ser bem mais especiais em algumas datas específicas. É importante conhecer mais sobre o clima para não cair em roubada (como viajar na época das monções para a Ásia ou dos furacões para o Caribe).
Avalie os custos da viagem
O orçamento de ninguém é ilimitado e muitas vezes precisamos adiar sonhos devido ao alto custo da viagem. Ter ideia de quanto você poderá gastar ajudará a eliminar alguns destinos da sua lista de prioridades. Pesquisar um pouco sobre cada roteiro e avaliar preços de passeios, passagens aéreas, alimentação e hospedagem será fundamental para ter ideia do que é possível dentro do orçamento previsto.
Os gastos essenciais, aqueles que não tem como fugir durante a viagem são:
- alimentação
- passeios
- compras
- transporte
- hospedagem
- passagens aéreas
- seguro viagem
- gastos extras
Passagens e hospedagem
As passagens aéreas costumam ser um dos itens mais caros da viagem. Para economizar, a dica é pesquisar bastante e com antecedência.
Pesque em sites e compare, para encontrar a melhor opção com o menor preço.
O ideal é fazer as reservas das hospedagens com pelo menos um mês de antecedência. Deste modo, você encontra as melhores acomodações por um preço mais barato. Na hora de reservar o hotel, vale ficar atento a questões como a facilidade de locomoção do destino, o que permite escolher um hotel mais barato e mais afastado; a concentração de atrações em uma mesma região, o que torna mais prática a escolha de um hotel nas proximidades; a oferta de hotéis que são atração, como os que oferecem diversas atividades e farão parte do dia a dia da viagem; o grau de conforto que você espera; e, sempre, a melhor relação custo x benefício entre preço e qualidade.
Tudo pronto?
Você já está bem pertinho de viajar? Aproveite então os dias antes do embarque para fazer uma lista com os itens que não podem ser esquecidos. À medida que for lembrando de outras coisas, inclua imediatamente na lista. Com a lista básica em mãos será mais difícil deixar algo importante para trás.
Se você chegou até aqui, certamente está com tudo pronto para a viagem. Agora é só relaxar e curtir os momentos inesquecíveis que certamente você irá viver nos próximos dias. E quando voltar cheio de histórias, aproveite e organize suas fotos e melhores momentos da viagem e já se prepare para o próximo embarque!